~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








segunda-feira, 25 de novembro de 2013

21ª Questão: Como controlar situações que nos são alheias e desconhecidas, na fase adolescente para a adulta?


Caros Leitores,

Após algum tempo sem postar, eis que nos chega uma questão.

Texto da Leitora Thais Mota: 

"Me chamo Thais, tenho 15 anos; e como toda adolescente tenho muitos problemas. (...) cheguei a conclusão que eu tenho uma dependência emocional em relação à minha mãe. (...) Como acabei de entrar nessa fase (a adolescência), ainda não consegui aceitar o fato de que minha mãe não tem mais 24H do dia para me dar atenção. Também (...) agora tenho responsabilidades, como o vestibular; então sou cobrada constantemente, com isso, acabo ficando estressada e irritada facilmente, afastando mais ainda minha mãe e gerando conflitos entre a gente. (...) Gostaria de saber um pouco mais sobre essa transição da fase adolescente para a fase adulta."


Esta pergunta foi nos encaminhada pela leitora Thais Mota.Obrigada pela sua participação, a Dra. Sumpter responderá à sua pergunta.


Cara Thais Mota,



Antes de mais permita-me agradecer sua atenção perante o meu blog. Sempre me surpreendo por receber ainda algumas questões, dado que por muito tempo fico sem atualizando o seu conteúdo. Portanto, os meus agradecimentos nesse sentido, e obrigado por confiar e encaminhar uma questão, esperando assim, ter algum retorno.

Quero também aproveitar para a parabenizar, por ter 15 anos e procurar compreender as questões sociais que a confundem.

Esta fase é crucial para você obter algumas certezas, pois vai ajudá-la no seu desenvolvimento futuro.

Parabéns também, pois está no momento de "abandonar" a fase criança, para se tornar uma jovem adolescente. Aqui se inicia algumas "confusões" como as que está sentindo, mas tenho uma pequena notícia para você...

Essas "confusões" vão persistir por bem mais tempo. As suas hormonas corporais vão ajudar e vão fazer com que apareçam muito mais vezes.

Tenha calma, é normal.

Não é propriamente uma má notícia!

Veja, enquanto criança, sua percepção para a vida nada seria senão brincar, ou ir na escola como seus pais sempre lhe ensinaram. Conforme vai crescendo vai assumindo novos papeis, e procurar integrar-se neles, é o que todo o ser humano faz.

Se for inteligente o suficiente para compreender que esta mudança é natural e consequentemente vai haver mais mudanças (porque somente agora é que a sua percepção Adulta começa a aparecer. Ou seja, só agora é que começa a assumir responsabilidades que anteriormente não tinha necessidade. Agora surge o "medo" de não assumir essa responsabilidade na sua integridade, o "medo" de decepcionar os demais, e a "angústia" de querer e poder agradar, contudo tudo e todos parecem estar contra si).

 Se a situação for calmamente analisada, você facilmente conseguirá ultrapassar qualquer perturbação que tenha, seja hoje ou no futuro.

Por isso a palavra chave no momento é:

1 - Calma.

Parece um pouco confuso, ou até mesmo difícil. Mas a verdade é que se aprender a gerar calma dentro de si, quase como "magia", você terá tempo para analisar a situação e ao mesmo tempo, sair sem qualquer prejuízo. É também essencial para poder dar lugar ao sentir-se amada, em vez de odiada e ao sentir-se calma em vez de estressada.

Não vamos falar de algo tão imaturo quanto "magia" mas a verdade é que faz querer parecer. Pois ao ter calma você dá tempo a si própria de poder gerir qualquer tipo de situação.

Vamos a um exemplo?

Você me falou sobre o estresse que tem, sentindo a ausência da sua mãe.

Vou falar para você algo muito dramático... Mas nos meus dias de adolescência, me ajudou a superar qualquer rancor, angústia e até mesmo raiva, que acabava enderençando à minha mãe, porque toda essa "confusão" ainda me assistia, e ainda desconhecia um caminho diferente como o que te estou a tentar demonstrar.

Pense seriamente na morte de sua mãe.

O assunto parece até um pouco macabro, ninguém gosta de falar sobre a morte de um ente querido.

Mas essa é a ideia

O que eu quero de facto, é que você sinta sempre a "saudade" e a "necessidade" que está sentindo no momento.

Você está frustrada pelo facto de não poder mais ter sua mãe 24 Horas para você, esquecendo talvez valorizar o pouco tempo que estão juntas. É importante viver o Hoje e o tempo que temos.

Então vamos a uma frase necessária, que ninguém nessa fase gosta de ouvir:

2 - Sua mãe? Tem razão. Não importa no quê mas ela terá praticamente e quase toda a sua vida: Razão. E não quer nada mais para você do que Tudo quanto há de melhor na sua vida.

Então tendo isso em mente, pensando no quanto lhe iria doer com a sua ausência, talvez você aprenda a valorizar mais o tempo que estão juntas.

Agora nesta fase da Adolescência, tudo é novo para você.

Aqui uma dica:

Sei que a internet consta na sua vida já como algo natural. Mas não tem ninguém, mais do que sua mãe, para lhe ajudar nesta situação.

Recorde-se que também ela foi jovem.

A situação na verdade é muito simples...

À medida que somente agora, nos seus 15 anos é que você está entrando nesta fase "adulta" e assumindo a responsabilidade;

Imagine a sua mãe, pois ela também teve esta sua fase, e inclusive terá passado por muitas outras que de momento desconhece.

Ainda que não tenha muito tempo, acredito que ela lhe possa ajudar seriamente.

----

Se você estiver a ter dificuldade em entrar em contacto com a sua mãe:

Por exemplo: Se você acredita que por causa do vestibular ela está muito estressada, não lhe permitindo sequer falar, ou ter uma conversa digamos "tranquila" com você;

Tente chamar sua atenção de outra forma.

----

Agora ainda não... E esperamos que sua mãe lhe possa ajudar por muitos outros anos. Mas vai ter uma altura na sua vida, que vida não parece vida. Parece apenas um sítio para você sobreviver. Onde trata do seu trabalho, da sua casa, e se preocupará muito com o futuro dos seus filhos.

É uma acumulação de estresse que eventualmente irá sofrer.

Apelemos à palavra-chave, ainda recorda?

1 - Calma.

Vou falar para você uma história meio louca que talvez não consiga entender, entenda que estou falando com a maior tranquilidade consigo, para que me possa compreender, e espero que se restar qualquer dúvida, me continue respondendo.

"era uma vez"... Um senhor jornalista que depois de 5 Horas procurando pelo jornal, derrubou ele de uma ponte que foi direto para o mar. Zangado foi para o trabalho e discutiu com sua assistente. Assistente por sua vez, estressada com seu patrão, foi desabafar com o seu esposo. O seu esposo por sua vez, estressado com a notícia, gritou com a sua filha. Sua filha, estressada com o seu pai, por sua vez foi gritar com a sua avó. A avó abraçou sua neta e falou: Está tudo bem.

Trata-se de um ciclo vicioso.

Ao inicio começamos por atribuir culpas "Minha mãe tá me matando" ... "Meu patrão tá zoando com meu salário" ... "Duas negativas quase não passo de ano" ... 

O estresse é progressivo. Vem porque as pessoas tudo fazem depressa.

Já notou? "Vamos rápido em casa"... "Vamos rápido almoçar"... "Vamos rápido para a escola"... "Vamos rápido no trabalho".. 

E tão rápido o tempo se vai.

Tem de existir alguém, que se supere. Não só a ele próprio mas ao outro também.

Para que no fim do ciclo possa falar "Está tudo bem".

---

Mais questões vão aparecer. Eu sei que toda esta situação com a sua mãe é estressante, mas se pensar é principalmente triste. Você gostaria de ter mais algum tempo, e no momento, menos responsabilidades.

Se tiver calma você encontrará mais tempo, para gerir você própria, sua família e suas responsabilidades.

Procure se acalmar. Quando sua mãe elevar seu tom para você, não responda em retorno, "Está tudo bem". Relaxe. É natural que as pessoas agem assim.

Estão acostumadas a levar tudo rápido e sob estresse.

É uma aprendizagem, ninguém vai falar que é fácil, mas se o fizer, você será também mais feliz. 

---

Uma ideia para despertar a atenção da sua mãe é:

1 - Se tiver numa situação estressante, reduza seu tom. Mesmo que queira falar com sua mãe, simplesmente não eleve o tom. Se sua mãe gritar, continue sem elevar seu tom. Aprenda a controlar a situação para que não chegue a um nível que nem você ou sua mãe iriam gostar.

2 - Se tiver numa situação em que ela chegou em casa, e você tem algum tempo, experimente antes de ela chegar, preparar algo agradável como uma sanduíche e um suco, pensando nela. Se tiver coisas para fazer, como estudar, você pode preparar o sanduíche e o suco, e deixar um papel falando "estou estudando". Sua mãe se sentirá muito bem com este gesto, e agirá, creio eu, de forma bem calma.

3 - Abraçar, beijar, demonstrar afecto hoje em dia é quase tabu. A vida é curta, e todas as pessoas que de momento ama, vão fazer muita falta no seu dia-a-dia. Então as estime com o maior cuidado e carinho, apenas do mesmo jeito que gostaria que fosse com você.

---

A dependência que você sente, não é apenas de sua mãe.

É a falta daquilo que você sentia que tinha, até chegar nesta fase.

Em vez de pensar assim, tente pensar em tudo aquilo que quer e ainda pode ter, e como fazer para lá chegar.

A vida é feita de situações assim. E é uma constante fonte de aprendizagem. Onde você será obrigada a estabelecer objectivos e alcançar metas.

Pois se não o fizer vai acabar bem mais confusa, por isso aprenda a delinear a forma como pensa e vê as coisas.

Não sei se leu mais questões no blog, mas existe também algo que praticamente todas as questões merecem referencia. Se chama:

O pesar dos "dois lados da balança".

Ajuda imenso. Se sempre que se deparar com uma situação bem complicada, ou mesmo as mais simples, tente se posicionar de uma perspectiva  e de outra. Tente colocar-se no seu corpo, e no corpo de mais pessoas, para imaginar o que ela/ele poderia estar a sentir ou o que lhes levaria aquela situação.

Você vai aprender a tomar novo controlo das coisas e um novo rumo na sua vida. 

Aprenda a questionar. Faz parte. "Ser descontente, é ser homem". Não se satisfaça pois o saber não ocupa lugar. 

---

Vou ser muito franca com você:

Dependência é uma questão moral.

Você vai com o tempo aprender que a Mente é sua arma mais poderosa. E que deve ser VOCÊ a cuidar dela, e não ela de você.

Quando se sentir depressiva, apenas você pode dar o retorno. Não espere nada de ninguém pois só você pode contornar a situação onde se encontra.

Recorde-se que não deve tomar nada por garantido. Pois o que sabe hoje, se tornará diferente amanhã. 
Aprenda a ser humilde e aceitar o que lhe vão dizendo. Não signifique que assuma tudo o que lhe digam, mas o tempo vai ajudar você a delinear o certo do errado. Se você depender das outras pessoas, elas decidiram isso por você.

Se você gosta de roer as unhas, somente você vai parar. 
Se você fuma, somente você vai parar.
Se você é gordo, somente você vai emagrecer.
Se você quer ir no banheiro, somente você pode.
Se você tem sede, somente você pode beber água.
Se você tem fome, somente você pode comer.

Entende?

Dependência é uma questão moral. Se você "fizer a sua cabeça" que faz ou não faz, lhe garanto que aí a palavra: QUERER tomará um rumo completamente diferente.

Pois garanto a você que o que você REALMENTE QUER, você terá.

Um bom exemplo disso é pensar nas milhões de pessoas que gastam o seu salário com remédios para emagrecer, ou deixar de fumar, e simplesmente não o fazem.

Depois ainda dizem "ESSE REMÉDIO NÃO É BOM NÃO".

Algo está errado...

As pessoas estão dependendo do remédio, em vez da sua cabeça. 

Claro que há situações de saúde mais complexas, mas é um mero exemplo, creio que pela maturidade de sua mensagem, você vai entender.

---

A Adolescência nada mais é do que isso:

- O surgimento da Responsabilidade e da Moral.

Pois até à data tudo era imoral e sem responsabilidade, alguém a assumia por você.

Quando você começa a assumir por sua própria cabeça, aí vem o verdadeiro termo: Independência.

---

Não tenha medo de questionar. Perguntar o que não sabe. As vezes que forem necessárias e por mais "bobo" que possa parecer. Não tenha medo de fazerem troça de você, pois no futuro será você quem saberá mais.

---

Creio que me entusiasmei nessa resposta. Provavelmente por não escrever faz muito tempo.

Espero que tenha tido alguma paciência para ler tudo isso.

Se teve, e se leu tudo direito, é bom sinal. É sinal que você teve calma o bastante para ler. Ué ler é a coisa mais básica da vida. Se tem calma para isso, tem também para todo o resto ;)

Recorde-se: Questões continuaram surgindo. Mas se você assumir a calma, e a responsabilidade, aprender a lidar com ela, em vez dela lidar com você, tudo correrá bem. Suas relações melhoraram e sua felicidade permanecerá.

Cumprimentos,

Dra. Sumpter.


Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_